Dito isto, sua versatilidade poderia ser devido ao número maciço de funções, métodos, estruturas e bibliotecas que ele suporta. E a legibilidade, popularidade e usabilidade da Python encorajaram ainda mais as bibliotecas, tornando a linguagem mais fácil de usar. Para uma descrição detalhada dos módulos e objetos padrões, veja A Biblioteca Padrão do Python. Em A Referência Teste de software: os heróis desconhecidos do desenvolvimento de aplicações da Linguagem Python você encontra uma definição mais formal da linguagem. Para escrever extensões em C ou C++ leia Estendendo e Incorporando o Interpretador Python e Manual de referência da API Python/C. Alguns dos maiores projetos que utilizam Python são o servidor de aplicação Zope, o compartilhador de arquivos Mnet, o sítio YouTube e o cliente original do BitTorrent.

A academia de código apareceu uma vez em nosso recurso gratuito Python acima. Mas se você quiser aprender Python 3, a Codecademy oferece um curso pago – Learn Python 3 – que você pode fazer escolhendo seu plano de associação PRO. Basta acessar https://www.monolitonimbus.com.br/teste-de-software-os-herois-desconhecidos-do-desenvolvimento-de-aplicacoes/ o site da edX e procurar os cursos que você precisa, e ele mostrará todos os cursos e programas relevantes disponíveis. Eles também têm uma conta Medium onde você pode ler centenas de artigos úteis sobre várias linguagens de programação.

O Que é Python: Conheça Uma das Linguagens de Programação mais Populares do Mundo

O Python é uma linguagem de programação de alto nível utilizada em diferentes tipos de aplicações, como para o desenvolvimento web, em Machine Learning, no desenvolvimento de jogos e muito mais. A facilidade de escrever, e principalmente de entender a linguagem, fez com que ela fosse bem aceita por profissionais da tecnologia que não necessariamente são programadores. Hoje em dia, seus principais destaques estão nas áreas de banco de dados, inteligência artificial e automatização de tarefas. O Python é uma linguagem popular para automação de tarefas, especialmente em sistemas operativos Unix e Linux. Com o Python, os utilizadores podem automatizar tarefas repetitivas, como manuseamento de arquivos, processamento de texto e gestão de servidores. Com a sua sintaxe clara e simples, o Python permite que os developers criem scripts que executam tarefas específicas, reduzindo significativamente o tempo gasto com tarefas manuais.

  • Esta implementação é suportada em diversas plataformas, incluindo Microsoft Windows e sistemas Unix-like modernos.
  • A programação desenvolvida no Python é extremamente objetiva, requerendo bem menos linhas do que outras linguagens.
  • Suas principais aplicações estão nos sistemas internos, aplicativos e APIs, assim como em inteligência artificial, machine learning e projetos de robótica.
  • Entretanto, é preciso utilizar ferramentas desenvolvidas por terceiros, como a Py2exe, PyInstaller, entre outras, que podem ser baixadas gratuitamente na internet.
  • Já geradores foram introduzidos na versão 2.2 e finalizados na versão 2.3, e representam o mecanismo de Python para a avaliação preguiçosa de funções (ver códigos contextualizados para ambos os casos em anexo).
  • Geralmente, os programadores utilizam o Python, por ser eficiente e de fácil aprendizagem, podendo ainda ser realizada em muitas plataformas distintas.

Além disso, o Blender, importante software que trabalha com a confecção de gráficos 3D, também trabalha com o Python como linguagem principal. Um exemplo de inteligência artificial que utiliza Python é a pesquisa do Google. Os algoritmos são capazes de compreender qual será sua busca antes mesmo de ela ser completamente digitada, além de fornecer as respostas corretas para o que se está buscando. Realizar testes pode ser uma tarefa difícil e maçante para um programador, porém com essa linguagem, isso pode ser diferente. Python conta com uma grande quantidade de estruturas de testes integradas, que facilitam o trabalho de conferir se sua aplicação está de fato funcionando para tudo aquilo que foi planejada.

O que é Python? — um guia completo para iniciar nessa linguagem de programação

A sua popularidade não mostra sinais de decréscimo, graças à sua simplicidade, poder e aplicabilidade numa ampla gama de domínios, desde a programação web até à ciência de dados e inteligência artificial. Também é possível usar o Python para criar vários tipos de visualização de dados, como gráficos de pizza, linhas ou barras, modelos 3D e histogramas. Guido então se lançou na tarefa de criar uma linguagem de script simples que possuísse algumas das melhores propriedades da ABC. Listas Python, dicionários, declarações básicas e uso obrigatório de indentação – conceitos que aprenderemos neste curso – diferenciam Python da linguagem ABC. Guido pretendia que Python fosse uma segunda linguagem para programadores C ou C++ e não uma linguagem principal para programadores – o que mais tarde se tornou para os usuários de Python. Devido a sua simplicidade, o Python é uma linguagem que tem uma curva de aprendizado baixa e uma comunidade extensa para pedir ajuda, caso necessário.

O curso de formação em Analista em Python com QGIS é recomendado para estudantes que queiram se especializar na programação Python em geoprocessamento e desenvolver ferramentas no software QGIS. Isso justifica por que desenvolvedores de software em Python adoram utilizar TDD (Test Driven Development), trazendo mais segurança e confiança aos seus projetos. A linguagem possui uma extensa variedade de frameworks para todos os tipos de gosto, entre eles os famosos Django, Flask e FastAPI.

Estruturas condicionais em Python: if, elif e else

Como discutido anteriormente, o eDx é uma conceituada plataforma de aprendizagem on-line com vínculos com as principais universidades do mundo. Além de cursos gratuitos, eles também oferecem programas pagos com certificados profissionais para aumentar suas habilidades e perspectivas de carreira. O Tutorial Point é uma excelente plataforma que fornece conteúdo de qualidade gratuitamente.

  • Este curso foi feito para iniciantes que estão começando do zero e querem não apenas dominar o básico sobre a linguagem, mas também ter contato com todas as principais áreas de aplicação com Python.
  • A seguir, utilizamos a estrutura de repetição for para percorrer todos os elementos da lista e exibi-los na tela.
  • A implementação original e mais conhecida do Python é o CPython, escrita em C e compatível com o padrão C89,[35] sendo distribuída com uma grande biblioteca padrão escrita em um misto de Python e C.
  • A linguagem é usada para sustentar a plataforma em diversas maneiras, como análise e visualização de dados, gerenciar e assistir vídeos e controlar templates de páginas.